13/05/2025
Comunicação FACOP
A partir do dia 26 de maio de 2025, as empresas deverão se adequar às novas normas da NR-1. Cuidar da saúde mental dos trabalhadores do setor de asseio e conservação deverá ser uma preocupação de todos, visando oferecer um ambiente mais saudável e equilibrado.
Para se ter uma ideia do quanto é essencial se adequar às atualizações da NR-1, de acordo com dados do INSS, somente em 2024, mais de 470 mil trabalhadores foram afastados devido a questões emocionais e fatores de estresse.
Se a sua empresa precisa de apoio para realizar uma transição segura e eficaz, o SESMT FACOP conta com uma equipe de especialistas, o que garante uma adaptação tranquila e sem complicações.
Quer saber mais detalhes sobre a nova NR-1? Continue a leitura!
A NR-1 é a norma que estabelece as disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho no Brasil. Por meio de requisitos básicos, ela tem como objetivo garantir a proteção dos trabalhadores em relação aos riscos presentes no ambiente laboral.
Ela funciona como ponto de partida para todas as demais Normas Regulamentadoras, definindo os conceitos e obrigações comuns às NRs subsequentes.
Com a atualização, as empresas deverão adotar uma postura mais ativa na prevenção de riscos ocupacionais, com atenção especial à saúde mental e emocional dos colaboradores.
Com a nova redação, a NR-1 passou a exigir que as empresas implementem o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e elaborem o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Além disso, destaca-se:
Como mencionamos anteriormente, o governo federal oficializou a prorrogação da vigência da nova NR-1, que inclui a obrigatoriedade de medidas para prevenção dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
A exigência, que entraria em vigor em 2025, agora passa a valer apenas a partir de 2026. Contudo, o ideal é que as empresas busquem se adequar o quanto antes, não deixando para a última hora.
Diante dos números alarmantes de afastamento por questões de estresse e conflitos emocionais, cuidar da saúde mental dos trabalhadores não deve ser encarado pelas empresas apenas como uma exigência legal, e sim como uma responsabilidade social e estratégica.
Embora trabalhadores de todos os setores mereçam receber a devida atenção, a questão se faz ainda mais necessária quando falamos dos profissionais que trabalham no asseio e conservação.
Muitas vezes, esses trabalhadores sofrem com a invisibilidade, além de terem que lidar com a sobrecarga de tarefas. Isso, sem dúvida, representa um risco ainda maior em relação ao estresse, ansiedade e depressão.
Inclusive, doenças do tipo tiveram um aumento significativo dentro do contexto pós-pandemia. Por isso, cabe a cada uma das empresas assumir a responsabilidade de proteger a integridade física e mental dos trabalhadores do setor de asseio e conservação.
Faz-se necessário um comprometimento em oferecer um ambiente seguro, harmônico e agradável de se trabalhar. E é exatamente isso que a nova NR-1 pretende colocar em prática dentro dos ambientes corporativos.
Criar espaços de escuta, oferecer suporte psicológico, treinar lideranças e implementar políticas de prevenção são passos essenciais para garantir que esses trabalhadores se sintam vistos, acolhidos e protegidos com empatia.
Uma das grandes inovações da nova NR-1 é a inclusão dos riscos psicossociais na análise obrigatória dos ambientes de trabalho. Não há dúvidas de que as novas medidas representam um avanço significativo na modernização da legislação brasileira voltada à segurança e saúde no trabalho.
Para as empresas, a atualização abre espaço para repensar práticas e promover ambientes mais saudáveis, seguros e produtivos.
Já para os trabalhadores, a mudança representa um passo importante na conquista de condições de trabalho mais justas.
Veja o que será avaliado:
Esses riscos afetam diretamente a saúde mental dos colaboradores e, portanto, devem ser identificados e mitigados com a mesma seriedade que os riscos físicos e químicos.
Com o apoio do SESMT FACOP, sua empresa se adequa com mais assertividade às exigências da nova NR-1. Contamos com uma equipe multidisciplinar e especializada, além de ferramentas exclusivas que:
Ao se adequar à nova NR-01 com o SESMT FACOP, sua empresa reduz passivos trabalhistas, melhora o clima organizacional, fortalece sua reputação e valoriza seus colaboradores.
Com vimos, é notório que a nova NR-01 representa um avanço essencial quando falamos de prevenção de riscos no ambiente de trabalho. A norma representa uma oportunidade para empresas investirem na saúde física e mental de seus colaboradores, evitando casos de ansiedade, depressão e, consequentemente, afastamentos.
E a boa notícia é que você pode contar com o suporte especializado do SESMT FACOP para se adequar. Converse com nossos especialistas e comece agora mesmo a garantir um ambiente mais seguro, saudável e produtivo para todos.
Quer ficar por dentro e conhecer mais detalhes sobre a nova NR-01? Acesse a cartilha desenvolvida especialmente pelos especialistas do SESMT FACOP.
+55 (41) 3699-0090
R. César Augusto Ferri, 95 - Planta Alm., Alm. Tamandaré - PR, 83508-520